O que é manutenção de sites?
A manutenção do site é o ato de verificar regularmente seu site em busca de problemas e erros e mantê-lo atualizado e relevante.
Isso deve ser feito de forma consistente para manter seu site saudável, incentivar o crescimento contínuo do tráfego e fortalecer seus rankings de SEO e Google.
Manter um site bem cuidado e atraente é importante para grandes e pequenas empresas, a fim de engajar e reter clientes.
É fácil para as empresas, especialmente as startups, cortar custos e deixar algumas tarefas de lado.
- O que é manutenção de sites?
- Quais são as etapas na manutenção do site? Uma lista de verificação rápida
- Um plano de manutenção de site adequado é um círculo
- Por que é importante fazer a manutenção do site?
- Quanto custa a manutenção do site?
- Pagar por serviços de manutenção de sites: as vantagens
- Determinando se você deve comprar pacotes de manutenção de sites
- Deixe-nos ajudá-lo
A manutenção do site pode facilmente se tornar uma dessas coisas, pois nem sempre apresenta problemas imediatos. No entanto, assim como sua saúde pode desmoronar se você ficar muito tempo sem um check-up regular, a saúde do seu site também pode.
O monitoramento regular do seu site é uma obrigação para manter seu negócio funcionando sem problemas.
Quais são as etapas na manutenção do site?
Uma lista de verificação rápida
Há uma lista de tarefas que devem ser feitas para manter seu site funcionando sem problemas. Os mais sensíveis ao tempo são as atualizações e os patches de segurança do site. Sem isso, seu site tem o potencial de ser um perigo real para quem clica nele.
Com isso em mente, aqui está uma lista de tarefas de manutenção do site que devem ser concluídas regularmente:
A ser feito semanalmente:
- Verifique se todas as suas páginas estão carregando sem erros;
- Execute um backup e certifique-se de que uma versão anterior do seu site esteja armazenada;
- Faça atualizações no software e plugins do site;
- Verifique se todos os seus formulários estão funcionando corretamente;
- Remova todos os comentários de spam de páginas e postagens;
- Verifique suas páginas para ver se há links quebrados;
- Procure por erros 404 e corrija ou redirecione;
- Escreva uma ou mais postagens no blog para manter sua comunidade engajada e incentivar o tráfego de SEO.
A ser feito mensalmente:
- Verifique a velocidade de carregamento do seu site e certifique-se de que nada está atrapalhando;
- Revise suas verificações de segurança e verifique se nada está fora do lugar;
- Analise as estatísticas do site do mês anterior;
- Verifique seu blog para ver se há algum artigo que possa ser atualizado.
A ser feito trimestralmente:
- Revise o design e a estrutura do seu site – pode ser melhorado?;
- Verifique gráficos e imagens – algo deve ser atualizado?;
- Revise os títulos e descrições de SEO e meta para garantir que sejam o mais eficazes possível;
- Teste e ajuste pop-ups, formulários e chamadas para ação;
- Revise sua carga de trabalho quanto à eficiência para ver se algo pode ser automatizado;
- Teste seu site em todos os dispositivos e navegadores para ver se ele é exibido corretamente;
- Revise as campanhas de publicidade e marketing para ver se algo precisa ser alterado ou atualizado;
- Restaure uma versão anterior do site para verificar a integridade do backup.
A ser feito anualmente:
- Atualize qualquer referência ao ano atual;
- Revise cada página quanto à precisão do conteúdo, gramática, erros de digitação e relevância;
- Verifique todos os endereços de e-mail ativos e veja se algum é excessivo e pode ser excluído;
- Certifique-se de que o nome de domínio do seu site seja renovado;
- Considere se uma atualização de design do site é devida;
- Revise todos os seus artigos de blog com melhor desempenho e veja se eles podem ser atualizados com novos conteúdos.
Um plano adequado de manutenção do site é um círculo
Como você pode ver em nossa lista de verificação, a manutenção do site deve ser uma parte consistente do seu negócio. Ele cresce sozinho e, se não for implementado corretamente, pode causar sérios problemas e retrocessos ao seu potencial de crescimento e à saúde do seu negócio.
Manter-se atualizado sobre a saúde do site exige conscientização e organização. Este é particularmente o caso de um site grande com centenas (ou mesmo milhares) de páginas.
Com a introdução de novas ferramentas para facilitar a criação de sites, o tamanho dos sites está crescendo a cada ano. Embora seja fácil adicionar páginas à maioria dos sites, não é tão fácil manter todas as páginas em bom estado.
Tudo isso para dizer: fique por dentro da manutenção do seu site.
Por que é importante fazer a manutenção do site?
Muitos novos negócios já têm muito trabalho sem se preocupar em fazer check-in constantemente em seu site. É tentador comprar um nome de domínio, vomitar algo temporário e se preocupar com isso mais tarde.
Há muitas razões pelas quais isso não é uma boa ideia. Manter um site atual, saudável e ativo é importante por vários motivos.
SEO
O ponto principal para iniciar um negócio é ter clientes, clientes ou um público. Para direcionar o tráfego para seu site, você precisará mantê-lo atualizado regularmente.
O Google quer classificar os sites que têm as informações mais relevantes e atualizadas na página de resultados do mecanismo de pesquisa. Eles podem até desindexar seu site completamente se ele não tiver sido atualizado recentemente o suficiente e se suspeitar que ele foi infectado por malware.
Você deve manter seu site atualizado regularmente com conteúdo atual, notícias, palavras-chave e artigos para ter uma boa classificação nos resultados de pesquisa.
A manutenção regular do site é inestimável para a estratégia de SEO.
Atração/engajamento do cliente
Se o seu site está ganhando força e tráfego, é importante manter esses clientes em potencial. Se eles não conseguirem encontrar o que estão procurando, informações atuais e conteúdo relevante, há uma boa chance de você perder o interesse rapidamente.
Para que seu site seja a ferramenta útil que você deseja, você precisa garantir que ele esteja livre de erros de digitação e gramática, tenha toda e qualquer informação que um cliente possa desejar e pareça atraente e consistente.
Segurança
Este é o motivo mais importante para manter a manutenção do site no seu radar, principalmente se o seu site estiver armazenando qualquer forma de informação do cliente. Se você estiver usando uma plataforma de criação de sites como WordPress ou Wix, deve garantir que está instalando atualizações regulares de software e patches de segurança.
Pode ser fácil e atraente para os hackers encontrar e direcionar sites que ficaram inativos por muito tempo.
Imagem corporativa
Está se tornando cada vez mais simples criar um site que pareça bem projetado e profissional. Há uma expectativa para um site profissional de empresas profissionais.
Se o seu site não cumprir a promessa de profissionalismo, seus clientes geralmente irão para outro lugar.
Sua sanidade
Seu site é um elemento muito importante do seu negócio. Se estiver atualizado e funcionando sem problemas, pode ser um suporte e um ativo valiosos. Se não estiver em bom estado, pode custar-lhe caro.
Uma vez que você está atrasado em suas necessidades de manutenção, pode ser um processo e tanto para trazer o site de volta à velocidade. Às vezes, se sua manutenção foi ignorada por muito tempo, é mais fácil simplesmente descartar tudo e reconstruir do zero.
Faça um favor a si mesmo e à sua empresa cuidando e atualizando periodicamente o seu site. Isso irá recompensá-lo e trará resultados para você ou sua empresa.
Acompanhe as tendências em design e tecnologia
Quanto mais elegante for o seu site, mais você convencerá os clientes em potencial de que você é a melhor escolha deles. Se você estiver em dia com a manutenção do seu site, também terá a oportunidade de ser um dos primeiros a adotar novas tecnologias de sites que ajudarão o back-end a funcionar com mais facilidade.
Se você estiver instalando atualizações de software regularmente, poderá aproveitar os novos recursos que são instalados junto com as atualizações.
Você também poderá ajustar seu design para ficar por dentro da aparência mais recente do site. É muito mais tentador comprar de uma empresa com um site moderno e atual do que de uma que tenha o site desatualizado.
Quanto custa a manutenção do site?
Existem diferentes expectativas de custo com base no uso do seu site, no tamanho do seu público e na quantidade de conteúdo hospedado. Discutimos as diferentes faixas de preços abaixo.
Pequeno blog pessoal
Um blog pequeno normalmente não tem muito tráfego e tem muito poucas necessidades. Isso pode ser hospedado em um site de blogs como o Google Blogger sem nenhum custo. Ou pode ser auto-hospedado usando uma plataforma como o WordPress com baixos custos mensais decorrentes da renovação do nome de domínio e do serviço de hospedagem.
Blog ativo de tamanho médio-grande com um público amplo
Se você tem um blog que está gerando receita com um público ativo, provavelmente desejará ser auto-hospedado com algumas personalizações. Isso exigirá manutenção, atualizações, marketing e backups mais frequentes e um investimento monetário um pouco maior.
Site da empresa apenas para fins de marketing
Semelhante ao blog de tamanho médio-grande, ele precisará ser auto-hospedado com um modelo de design simples e conteúdo limitado. Será de baixa manutenção para manutenção com atualizações regulares, marketing e backups.
Grandes sites de comércio eletrônico personalizados
Este será um investimento financeiro maior, pois você precisará estar atento à manutenção do site. Você está lidando com muito conteúdo, personalização de código e dados de clientes. Se você não tiver uma equipe de TI, recomendamos encontrar um pacote de manutenção da Web para atender às necessidades do seu site.
Aplicativo da Web personalizado
Este será o seu maior investimento financeiro. Seu aplicativo da web foi construído sob medida desde o início para uma finalidade específica e precisa estar em condições de trabalho de primeira qualidade o tempo todo ou sua empresa sofrerá.
Isso provavelmente precisa de uma equipe dedicada de desenvolvedores acompanhando de perto a manutenção.
Pagar por serviços de manutenção de sites: as vantagens
Agora que estabelecemos que a manutenção do site é uma obrigação para sites de qualquer tamanho, é hora de discutir as vantagens de contratar outra pessoa para fazer essa manutenção.
Você pode, é claro, assumir essas tarefas sozinho, mas economizará tempo e estresse ao pagar uma agência por vários motivos.
- Você estará contratando uma equipe de especialistas que cuidam dessas tarefas todos os dias. Eles sabem o que procurar e o que esperar;
- Você pode se concentrar em outras áreas do seu negócio que precisam de sua atenção;
- A contratação de uma agência externa é econômica e pode ser dimensionada com sua empresa. Seu pacote refletirá as necessidades de sua empresa.
Determinando se você deve comprar pacotes de manutenção de sites
Existem vários elementos que determinam se você deve comprar um pacote de manutenção de site:
- O tamanho do seu site;
- O propósito do seu site;
- Quanto do seu site é conteúdo personalizado;
- Com que rapidez o seu negócio está crescendo?;
- Quanta experiência você tem com manutenção de sites?;
- Seu site está desatualizado no momento?;
- Quanto tempo você tem para se dedicar à manutenção do site?
Se você leu todo este artigo, provavelmente tem uma boa ideia se manter seu próprio site é algo de que você é capaz atualmente.
Se o seu site está simplesmente parado e ocupando espaço na internet, você deve considerar a compra de um pacote de manutenção de site.
Seu site deve ser uma ferramenta que está apoiando e ajudando seu negócio a crescer. É uma entidade viva e que respira que merece seu tempo e atenção para realizar seu potencial.
Deixe-nos ajudá-lo
Na Bw Web, oferecemos pacotes de manutenção de sites confiáveis e acessíveis, sem contratos de longo prazo.
Oferecemos SEO, suporte e tranquilidade. Saiba mais sobre nossos pacotes de serviços de manutenção de sites. Solicite um orçamento agora!