Marketing Digital

Marketing digital para pequenas empresas

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Como em qualquer negócio, o objetivo da sua empresa é gerar receita – mas você não pode fazer isso se as pessoas nem sabem que você existe.

Para ter qualquer chance de obter lucro, é essencial comercializar seu negócio. E no mundo de hoje, não há lugar melhor para fazer isso do que online.

A Internet oferece uma variedade de opções para alcançar seu público ideal, opções que seus concorrentes provavelmente já estão aproveitando ao máximo.

Para se manter à frente deles, você precisa criar uma estratégia de marketing digital . Mas o que é marketing digital para pequenas empresas ?

Quais táticas de marketing isso envolve? Responderemos a essas duas perguntas em detalhes abaixo, então continue lendo para saber mais.

O que é marketing digital para pequenas e médias empresas?

O marketing digital é um termo amplo, mas simples o suficiente para entender. Essencialmente, é qualquer marketing ou publicidade que ocorra por meio de um meio digital, geralmente pela Internet ou em dispositivos como telefones ou computadores.

Como você pode esperar, uma ampla variedade de estratégias está incluída no guarda-chuva do marketing digital. Alguns deles visam alcançar os usuários por meio de plataformas sociais, enquanto outros se concentram em mecanismos de busca ou e-mail.

Todos eles visam atingir o mesmo objetivo básico – gerar leads e converter usuários, aumentando a receita da sua empresa.

E com a mídia digital sendo tão predominante hoje, eles têm uma vantagem significativa sobre as formas mais tradicionais de marketing.

4 estratégias de marketing digital de alto nível

Em última análise, falar sobre marketing digital para pequenas e médias empresas como um todo não o levará muito longe, porque é um tópico muito amplo.

Em vez disso, é mais fácil dividi-lo em algumas das estratégias individuais que o compõem. Embora existam algumas estratégias de marketing digital por aí, quatro em particular se destacam da multidão por sua importância e eficácia.

Veremos cada uma dessas estratégias abaixo!

1. Otimização para mecanismos de busca (SEO)

A primeira – e possivelmente a mais significativa – estratégia de marketing digital é a otimização de mecanismos de busca (SEO). O objetivo do SEO é otimizar o conteúdo do seu site para classificar nos resultados de pesquisa orgânica do Google, para que as pessoas o encontrem em resposta às suas pesquisas.

Otimizar para as classificações do Google significa projetar seu conteúdo para satisfazer os algoritmos de classificação do Google, que levam em consideração vários fatores ao classificar os resultados da web.

Para começar, você pode incluir palavras-chave específicas e termos de pesquisa em seu conteúdo, para que o Google saiba em quais pesquisas seu conteúdo deve aparecer.

Outras coisas que você pode fazer para melhorar as chances de classificação do seu conteúdo no Google incluem:

  • Conseguindo backlinks (links de entrada para o conteúdo do seu site);
  • Otimizando imagens;
  • Criando perfis comerciais em rede sociais;
  • Usando HTTPS;
  • E mais!

Com uma campanha de SEO bem construída, você pode fazer com que seu conteúdo apareça nas pesquisas que seu público está fazendo, apresentando-os ao seu negócio e, consequentemente, levando-os a comprar de você!

2. Publicidade de pagamento por clique (CPC)

SEO não é o único tipo de marketing online para pequenas e médias empresas que permite alcançar pessoas por meio do Google. Além de tentar alcançar o topo das classificações orgânicas, você pode aparecer no topo das páginas de resultados de pesquisa do Google com publicidade paga – especificamente, publicidade paga por clique (CPC) .

O CPC é uma estratégia em que você paga plataformas de publicidade – o Google Ads é a mais comum – para exibir anúncios para sua empresa acima dos resultados de pesquisa orgânica.

Os anúncios são semelhantes aos resultados orgânicos, exceto pelo rótulo “Anúncio” no canto superior.

Para lançar uma campanha de CPC no Google Ads, você primeiro elabora uma lista de palavras-chave que deseja segmentar.

Em seguida, você faz lances nessas palavras-chave com base em quanto está disposto a pagar para exibir seus anúncios para elas.

Sempre que alguém pesquisar uma dessas palavras-chave, o Google exibirá anúncios entre os licitantes com base em:

  • Valor do lance;
  • Índice de qualidade (avaliação do Google da qualidade geral de um anúncio).

Com a estratégia de lances certa e alguns anúncios bem projetados, você poderá alcançar usuários por meio do Google de uma maneira totalmente adicional.

A melhor parte é que você só precisa pagar pelos anúncios CPC quando as pessoas clicam neles, tornando-se uma estratégia muito econômica quando bem feita.

3. Marketing e publicidade em mídia social

Você sabia que o usuário médio gasta 28% do seu tempo na Internet nas mídias sociais? É por isso que o marketing de mídia social costuma ser uma grande parte das estratégias de marketing digital bem-sucedidas. Ao anunciar onde as pessoas passam mais tempo, você tem a melhor chance de alcançá-las.

O marketing de mídia social começa com a configuração de uma conta para sua empresa, que você pode fazer em uma ou mais plataformas. Algumas das melhores plataformas para comercializar incluem:

  • Facebook;
  • Twitter;
  • Instagram;
  • Snapchat;
  • Pinterest;
  • E mais!

A partir de sua conta comercial, você pode postar materiais de marketing envolventes que incentivem o interesse em sua marca. Coisas como vídeos apresentando sua equipe ou infográficos explicando como seus produtos funcionam, são ideias fantásticas de conteúdo para postar.

Além das postagens orgânicas nas mídias sociais, você pode aproveitar a publicidade paga nas mídias sociais .

A maioria das plataformas permite que você execute anúncios pagos em sua plataforma, geralmente na forma de anúncios no feed – ou seja, aqueles que aparecem diretamente nos feeds de mídia social dos usuários.

O melhor de tudo é que você pode segmentar seus anúncios pagos para grupos que correspondam a determinadas características, como idade ou localização. Isso garante que você alcance o público mais relevante possível.

4. Web design e desenvolvimento

Em última análise, todo o seu marketing online para pequenas e médias empresas levará os usuários de volta a um único lugar, o seu site.

É aí que você dará o impulso final para que eles convertam, por isso é fundamental que você mantenha seu design da web no mesmo padrão de suas outras estratégias de marketing. Uma variedade de fatores entram em um web design eficaz.

Para começar, você precisará usar seu site para se identificar, com os recursos visuais e as opções de palavras escolhidas comunicando como você deseja que os usuários visualizem sua empresa. Você também precisa otimizar vários recursos técnicos, incluindo:

  • Velocidade de carregamento da página;
  • Compatibilidade com dispositivos móveis;
  • Navegação clean;
  • E mais!

O marketing digital para pequenas e médias empresas tem tudo a ver com convencer os usuários de que vale a pena comprar, e o desenvolvimento do seu site deve refletir isso.