A vinculação interna é um dos conceitos mais subestimados na otimização de mecanismos de pesquisa. Mas todos os profissionais de SEO bem-sucedidos e famosos usam isso para impulsionar o SEO dos sites de seus clientes. Neste artigo, você aprenderá por que a vinculação interna é o poder da otimização de pesquisa.
O que são links internos?
A definição de um link interno é simples: um link interno é um hiperlink entre duas páginas no mesmo site.
Os SEOs definem vários tipos de links internos. Eu especifico os tipos de links internos desta maneira:
Links de navegação:
- Menu principal do site;
- Links de rodapé;
- Migalhas de pão (Breadcrumbs);
- Links da barra lateral.
Links de conteúdo:
- Links internos com texto âncora;
- Links internos sem texto âncora;
- Links logísticos (links internos com texto âncora como “saiba mais”, “entre em contato conosco”, etc.).
Na verdade, os mecanismos de pesquisa não especificam tipos de links internos. Saber como usar links internos ajuda um SEO a atingir os objetivos de negócios e SEO do site.
Por que os links internos são importantes?
Por que os links internos são importantes para SEO e negócios?
A resposta é simples. Os links são a espinha dorsal da web. Links internos guiam os mecanismos de pesquisa e usuários para as páginas necessárias e páginas que ganham dinheiro. É por isso que nenhum método de SEO poderia substituir a vinculação interna na criação do seu site.
Bem, vamos nos aprofundar no conceito de SEO de vinculação interna.
Links internos ajudam os mecanismos de pesquisa a descobrir novas páginas
Como todos sabemos pelo guia do Google, os bots dos mecanismos de pesquisa usam links para descobrir novas páginas. Esses bots verificam constantemente a Internet para encontrar novos conteúdos.
Porque os mecanismos de pesquisa precisam satisfazer todos os pesquisadores, fornecendo informações relevantes e valiosas para qualquer público-alvo ou segmento do público-alvo, para que novos conteúdos possam ser a fonte de novos conceitos, ideias, visualizações, produtos, serviços e termos de pesquisa de tendências.
Desta forma, os motores de busca melhoraram suas páginas nos resultados de pesquisa (SERP) e atraem mais usuários porque fornecem conteúdo relevante e valioso para as pesquisas.
É suficiente vincular a páginas através do menu do site? Às vezes pode ser suficiente, mas na maioria dos casos, não é.
Os links internos melhoram o processo de indexação e a classificação do site
Existem várias maneiras pelas quais os links internos podem ajudar as páginas do site a serem indexadas.
Primeiro, o uso do texto âncora ajuda os mecanismos de pesquisa a entender melhor o contexto da página vinculada porque o texto âncora fornece um pouco de contexto.
Por exemplo, você pode ler sobre como proteger seu site de espelhos de proxy (uma tática de SEO “negativa” que afeta o tráfego e a classificação de um site).
De fato, os mecanismos de pesquisa permitiram enviar spam a seus algoritmos com texto âncora por muitos anos. Parece que os mecanismos de busca ainda permitem usar essa prática agora. SEOs experientes sabem como fazer isso da melhor maneira. Três coisas fazem sentido: texto âncora (deve ser informativo e descritivo), conteúdo em torno do link e qualidade do site. Às vezes, um URL nu (onde você exibe o URL inteiro) pode funcionar bem para SEO e objetivos de negócios.
Em segundo lugar, os links internos passam algum valor (PageRank, sinais de pesquisa, ‘link juice’, etc.) de uma página para outra. Links são links, e eles fazem o seu trabalho. Dessa forma, os mecanismos de pesquisa entendem quais páginas são/podem ser importantes para os usuários.
Terceiro, é tudo uma questão de confiança. Não existem algoritmos de “confiança” exclusivos. Mas quando você vincula à página, isso significa que você confia nessa página. Se você não vincular às páginas do seu próprio site, como os mecanismos de pesquisa confiarão nessas páginas?
Os fatores listados afetam o processo de indexação das páginas do site. Os mecanismos de pesquisa são mais propensos a adicionar ao seu índice as páginas que foram apontadas de outras páginas, porque o conteúdo dessas páginas pode ser valioso para os pesquisadores. Esses fatores também melhoram a classificação do site.
Como você pode ver, os links internos são vitais para o SEO do site, mas isso não é tudo.
Links internos melhoram a experiência do usuário do site
A maioria das pessoas realmente não descobre muito sobre a importância da experiência do usuário do site para o ranking e a taxa de conversão hoje. Mas se um SEO cria uma boa arquitetura informacional do site, ele aumentará o tráfego e as conversões.
O problema é que os mecanismos de pesquisa não sabem quais páginas são importantes para seus visitantes e negócios. A arquitetura de informações claras e a hierarquia de um site ajudam os mecanismos de pesquisa a entender quais páginas são importantes para que possam ser adicionadas ao índice e bem classificadas.
Além disso, uma excelente arquitetura informacional significa que este site tem uma boa experiência do usuário. Agora, os mecanismos de pesquisa modernos estão focados principalmente no design UX de sites, não apenas no conteúdo. É por isso que eles adicionam muitos pontos adicionais a sites com boa UX durante o ranking.
Por outro lado, uma arquitetura informacional bem construída significa que um visitante pode encontrar as informações necessárias rapidamente. Isso significa mais conversões ou outras ações no site. Em outras palavras, uma estrutura de site clara e informativa permite alcançar os objetivos de negócios.
E a regra dos três cliques?
Criar uma arquitetura de site plana é uma prática estranha de design de UX que prejudica o SEO de um site e reduz a taxa de conversão. Primeiro, ao criar uma arquitetura de site e estrutura de URL, você deve pensar no comportamento dos usuários (os bots dos mecanismos de pesquisa se comportam de maneira semelhante).
Em muitos casos, os usuários não começam a visitar seu site a partir da home page. Pode ser a página de serviço, produto ou subcategoria de qualquer camada da arquitetura do seu site. Em segundo lugar, pense na escalabilidade do site. Muitos sites de comércio eletrônico começam com várias categorias e dezenas de produtos.
Em seguida, novas categorias e subcategorias devem ser adicionadas porque o número de produtos está aumentando. Como você adivinhou, um proprietário de site deve reescrever URLs para mudar sua estrutura, adicionar redirecionamentos e esperar que as coisas sejam eficientes.
Além disso, não misture uma estrutura de site com a navegação do site. A vinculação interna adequada permite que os usuários e os bots dos mecanismos de pesquisa visitem qualquer página do seu site.
Mitos de vinculação interna
Infelizmente, muitos proprietários de sites e SEOs acreditam em mitos que não têm confirmação na prática, patentes do Google ou qualquer trabalho acadêmico.
Usando vários links que apontam para o mesmo local
Mito: Se houver vários links na mesma página que apontem para o mesmo local, o Google contará apenas o primeiro link na página.
Ninguém pode explicar o que significa “o primeiro link”. Poderia ser um link no menu principal ou no primeiro parágrafo? Na verdade, é uma má prática repetir links para o mesmo local pesadamente.
A colocação específica de links é importante
Mito: Links mais acima da página são muito mais propensos a serem clicados.
Na verdade, depende de muitos fatores. Por exemplo, muitos usuários leem a página Termos e Condições, mas poucos querem ver o link no topo da página. Normalmente, os web designers colocam os links para essas páginas no rodapé do site. Além disso, mover um visitante do primeiro parágrafo de uma página para outra pode ser uma má ideia. Faz sentido apontar links internos no parágrafo certo, onde eles podem ser valiosos para os visitantes.
Os links internos reduzem a taxa de rejeição do seu site
Mito: Os links internos geralmente ajudam os usuários a permanecer no site por mais tempo, o que diz ao Google que o conteúdo é relevante para os usuários, o que também pode ajudar nos rankings do site.
Mais uma vez, depende de alguns fatores. Por exemplo, os usuários querem encontrar informações rapidamente, e os links internos os ajudam a fazer isso. Na verdade, diminui o tempo do site, mas aumenta a satisfação dos visitantes do site.
Em outras palavras, a taxa de rejeição e o tempo no site, dependendo da experiência do usuário que você precisa fornecer.
O número certo de links internos
Mito: O número certo de links internos depende do comprimento do conteúdo na página.
Não há “o número certo” de links internos na página. Use links internos onde os usuários do site precisarem deles.
Use o atributo “nofollow” para salvar o Page Rank
Mito: Use o atributo “nofollow” para alguns links internos de um site para manipular o Page Rank (escultura de Page Rank).
É uma técnica de SEO ridícula que pode prejudicar o SEO do seu site. Por que? O atributo “nofollow” significa que os bots do mecanismo de pesquisa não podem seguir este link, passar o valor da página, descobrir conteúdo, etc. Mesmo que seja uma página sem importância, permita que os bots do mecanismo de pesquisa rastreiem seu site para coletar mais informações e verificar a qualidade geral do site. Usar o atributo “nofollow” significa que um webmaster não confia no conteúdo dessas páginas ou que esse conteúdo é patrocinado.
Remover links internos para páginas sem importância
Mito: É é bom para excluir links internos para páginas sem importância (posts antigos, páginas que atraem baixo tráfego de pesquisa, etc.).
Muitas pessoas e SEOs gostam de falar sobre a importância crítica do conteúdo, mas as mesmas pessoas podem recomendar não vincular ao conteúdo. Mesmo que seja uma postagem de blog desatualizada, seu conteúdo afeta a avaliação geral de um site pelos mecanismos de pesquisa. Excluir esses links internos para páginas “sem importância” significa que os mecanismos de pesquisa não podem confiar em seu conteúdo e neste site porque o proprietário de um site não confia nesse conteúdo.
Benefícios dos links internos em comparação com os links externos
Quando os proprietários de sites perguntam sobre a classificação do site em fóruns de SEO ou comunidades de mídia social, eles recebem muitas respostas como “Use links externos”.
Mas nenhum artigo acadêmico afirma que os links externos são melhores do que os links internos. Links são links, e os mecanismos de pesquisa os processam como links.
Ao contrário dos links externos, os links internos têm benefícios.
Primeiro, os links internos são gratuitos. Os proprietários de sites não precisam pagar para apontar links internos.
Em segundo lugar, os proprietários de sites podem usar links internos onde precisarem deles e quando quiserem. Além disso, os proprietários de sites podem alterar links internos e textos âncora assim que precisarem.
Em terceiro lugar, os mecanismos de pesquisa usam algoritmos específicos para avaliar links externos que alguns SEOs chamam de filtros para links externos. Usando esses algoritmos, os mecanismos de busca podem passar menos valor (sinais de pesquisa) para as páginas vinculadas ou até mesmo ignorar essas páginas, o que afeta a indexação e a classificação das páginas vinculadas. O problema é que você não sabe qual link externo passa o valor para a página. Na prática, um construtor de links pode adicionar dezenas de links externos que os mecanismos de pesquisa ignorarão totalmente.
Mas os mecanismos de pesquisa não usam algoritmos específicos para links internos. Isso significa que cada link interno pode passar algum valor para a página vinculada.
Em alguns casos, os links internos não podem substituir os links externos, por exemplo, direcionar o tráfego de referência. Mas os links internos funcionam melhor para o SEO e a taxa de conversão do site.
Conclusões
Como você pode ver, os links internos podem aumentar a taxa de SEO e conversão de um site de negócios. A eficácia da vinculação interna depende da arquitetura informacional do site, do número de páginas e das habilidades do especialista em SEO.
Usar links internos para SEO e metas de negócios requer habilidades e conhecimentos em design de Experiência do Usuário. Ainda assim, é melhor depender de seus próprios links do que o sucesso de um site dependerá de backlinks de outros sites.